quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Como ser um GRANDE líder

Paixão por Vencer é um livro de Jack Welch, o legendário ex-CEO da GE. Não poderia me furtar da oportunidade de compartilhar com vocês, a reportagem que li sobre o livro a alguns anos atrás e por incrível que pareça encaixar exatamente nesse momento. E especificamente num capítulo deste livro, Jack trata exclusivamente sobre Liderança, lá encontramos oito regras para a boa liderança, de forma sucinta, ele expõe como se tornar um grande Líder.
Algumas considerações são importantes citar, pois a liderança requer mudanças tanto no comportamento quanto nas atitudes. O sucesso depende do crescimento de todos os envolvidos, não somente dizendo respeito ao crescimento pessoal do líder.
Paradoxos estão presentes plenamente dentro da liderança, e o maior deles é a questão do tempo. Devemos pensar no curto e no longo prazo, sabendo e tendo consciência que cada dia é um desafio e temos que dar o melhor cada dia.
Eis um resumo, extraído da Revista Exame de 27 de abril de 2005, para quem tiver o exemplar, as oito “regras” de Jack são:
1- Líderes são incansáveis no aperfeiçoamento da equipe. Para que o líder tenha sucesso, sua equipe tem que ser a melhor, unida por um espírito de vitória e com os melhores colaboradores. Constantemente o líder tem que avaliar, treinar e construir a autoconfiança, buscando o desenvolvimento diário da equipe. Elogiando-os constantemente.
2- Líderes fazem com que todos vivenciem a visão, devendo projetá-la e fazendo com que ela ganhe vida. Fazendo com que a equipe viva e respire a visão, reconhecendo todos os membros através de salário, bônus ou congratulações.
3- Líderes emitem energia positiva e otimismo. As vibrações, otimismos e atitudes positivas do líder devem ser contagiantes, fazendo com que a sua equipe reflita o líder. O combate ao negativismo dever ser constante, o líder deve exibir sempre atitudes energizantes e corajosas diante das dificuldades.
4- Líderes conquistam confiança com transparência, franqueza, reconhecimento de méritos e permanência dos pés no chão. Os liderados precisam estar cientes dos resultados. Ao se tornar líder, temos a responsabilidade de conseguir o máximo da equipe.
5- Líderes ousam tomar decisões impopulares. Eles são lideres para liderar, não para ganhar um concurso de popularidade dentro da organização. Lideres utilizar uma “ferramenta” importantíssima que é a intuição. Quando o seu sino interior toca, ou aquela voz sussurra alguma coisa, o líder ouve e segue seu intuito.
6- Líderes pressionam sua equipe em busca de ação. O líder é um questionador e sua tarefa é fazer todas as perguntas. Muitas vezes, ele tem que parecer a pessoa mais burra do mundo. Porém, somente questionar não é o suficiente, ele tem que fazer com que suas perguntas virem debates e provoquem e apareçam temas para ações.
7- Lideres incentivam a tomada de risco e o aprendizado. Os lideres dão o exemplo e sempre que podem, aceitam correr riscos e sabem que os erros não são fatais. Sabem que é normal fazer apostas ousadas e perder. Mas temos que saber que a lição sobre a perca tem que ser extraída. O líder não é a fonte de todo o conhecimento.
8- Líderes celebram. As comemorações criam um clima de reconhecimento e de energia positiva. Temos que imbuir o espírito igual ao de uma final de campeonato, na qual a equipe vencedora comemora, e muito, a sua vitória. Temos que, transformar em grandes feitos, os momentos de realização, pois sabemos que o trabalho está muito presente na vida de todos, por isso temos que explorá-los.

Sabemos que um líder nasce pronto ou é produzido, pois algumas habilidades fundamentais para o líder podem ser aprendidas. “Para a maioria, a liderança acontece um dia, quando você se torna chefe e as regras passam a serem outras. Antes, seu trabalho era você mesmo. A partir do momento em que você se torna um líder, são os outros”.
Prefiro, nesse momento, parar minha linha de raciocínio...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ficou um tempão sem postar, hein?! Mas eu vi que agora voltou à ativa... rsrsrs
Saudade de conversar com vc, tá sempre ocupado, cheio de coisas pra fazer...
Já tá chegando o fds de novo. Vamos aproveitar!!! eeeeee

Adoro você! Bjks mil