quarta-feira, 13 de abril de 2011

Devaneios...

Conversando com um grande amigo sobre o futuro e as possibilidades do mercado de trabalho, com tudo aquilo que acontecerá no Brasil nos próximos anos, devaneamos sobre algumas possibilidades.


Confesso que até pensei: “Pode ser loucura”, mas depois de uma pequena analise quanto aos fatos, até que não viajamos muito.


Concluímos que existem duas vertentes. A primeira tange a imensa oportunidade que existe no norte e nordeste do país quanto à necessidade de profissionais qualificados para ocuparem postos táticos e estratégicos nas grandes empresas que optaram em basear-se em uma região em franco desenvolvimento. Caso pensem em trabalhar muito ( não que isso não seja diferencial se optarem em ficar onde estão), precisarão ter consciência que lá não lá muitas possibilidades de usufruir dos lazeres que tempos por aqui.


A segunda vertente necessita-se de uma qualificação ainda maior, pois estamos falando do comercio exterior. Com a globalização, grandes emergentes, exemplifico a China, tem dominado o mundo com os seus produtos que chegam mais baratos em nosso pais do que realizar todo o processo produtivo dentro de nosso território devido ao “custo Brasil”.


Exemplo disso, em uma bela noite de verão, me dirigi ao shopping para comprar algumas gravatas, em uma loja masculina. Alguns dias após comprá-las, fui usá-las. Ao ler a etiqueta, toda personalizada com a marca, deparei-me com a inscrição “made in China”. Será que nossas empresas não estão visualizando que é mais barato importar do que produzir aqui??


Segue o questionamento... corremos o risco do pais entrar num processo de desindustrialização??


Bom, em se tratando de devaneios, tudo vale... mas vale a pena nos preparar pois se as oportunidades aparecerem, estaremos prontos.


Qualificar-se sempre, eis a receita.

Nenhum comentário: