segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Gonçalo Borges

Assisti a algum tempo um vídeo da coleção “Circulo dos Profissionais de Vendas” - que recomendo a todos vocês - onde, pude em pouco mais de sete minutos, fazer uma reavaliação de minha vida.

Esta video mostrou-me realmente que “a vontade é muito maior que o talento”. Não existe CRISE, ela está dentro de nós. Com quantas pessoas encontramos antes de chegar ao trabalho e ao cumprimentá-las, perguntamos: “Como vão as coisas? ”e ouvimos várias respostas, ou melhor, murmurações do tipo: “vai levando...”, “É... estou indo p’ra luta...”, “vou lá ralar mais um pouco...” e outras respostas deste gênero...

Vi e me emocionei. Durante alguns minutos ao ouvir a história e os conselhos de Gonçalo Borges - um pintor brasileiro, muito diferente da grande maioria: a deficiência física (nasceu com os dois braços atrofiados) não o impediu de se tornar um empresário de sucesso.

A receita desse vencedor, desse homem de sucesso, está em acreditar e fazer aquilo que tem vontade, o que quer, independente das dificuldades ou dos obstáculos que surgiram. Vê-lo dirigir seu carro pelas ruas é incrível, pois com a força de vontade e determinação, alcançou seus objetivos.

Temos um único e grande defeito que está dentro de nossos pensamentos e sentimentos, é acreditamos que sempre está ruim, péssimo ou algo parecido; é não sermos incapazes de perceber o lado positivo de nosso mundo.

Recomendo esse vídeo, vejam e revejam tantas vezes quanto forem necessárias, como lição de vida, motivação para o sucesso e ânimo para a auto-estima. Perceba que somos capazes de inúmeras realizações, que por falta de vontade, esforço, ou até mesmo comodismo, ficamos inertes, sem querer provar o gosto da vitória.

Temos que buscar o Sucesso, pois “Sucesso é acordar de manhã – não importa quem você seja, onde você esteja, se é velho ou se é jovem – é sair da cama por que existem coisas importantes que você adora fazer, nas quais você acredita, e em que você é bom. Algo que é maior que você, que você quase não agüenta mais esperar para fazer hoje”.

“Viver é acreditar e realizar o impossível.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Seja um vencedor

SEJA UM VENDEDOR!

Por Ricardo Jordão

Nos EUA a profissão de "salesman" é tão admirada quando a profissão de Policial e Bombeiro. Lá nos EUA eles sabem que o mundo capitalista é movido pelo vendedor. Aqui, infelizmente, os vendedores de Yakult, Enciclopédia Barsa, os telemarketeiros das companhias de telefone e outras geringonças detonaram a imagem do vendedor. Aqui imagina-se que o vendedor é um cara fracassado que não conseguiu ser nada na vida e por isso migrou para vendas.

A imagem do vendedor é tão ruim por aqui que até o próprio vendedor tem vergonha de ser chamado de vendedor. Vendedor que se preza se entitula "Gerente de Contas Estratégicas", "Strategic Account Mananer", "Gerente de novos Negócios", "Arquiteto de Soluções" yadda yadda yadda.

Não tenha vergonha de ser chamado de VENDEDOR. Tenha ORGULHO de ser chamado de VENDEDOR. Pois é VOCÊ, e não o cara que carimba a nota, ou o cara que escreve o código do ERP, ou o cara que entrega o produto, ou o cara que trabalha no financeiro, que FAZ A EMPRESA ACONTECER.

Para a sua informação, 85% dos CEOs das 500 maiores empresas dos EUA são ex-vendedores. Se você é VENDEDOR, você tem 85% de chance de virar Presidente da empresa em que você trabalha. A turma de marketing, tecnologia, produção, recursos humanos, logística, criação etc podem ter o melhor ticket refeição HOJE, ou se gabar que lêem mais do que você, mas quem vai comprar o restaurante inteiro AMANHÃ é o Vendedor.

Seja um VENDEDOR! Seja Gentil com todos, Chame a Responsabilidade para isso, Preocupe-se em entender onde a empresa ganha e perde dinheiro, Preocupe-se em conhecer os Clientes da empresa, Preocupe-se em conhecer de verdade os produtos que vocês vendem, Preocupe-se em conhecer de verdade todos os departamentos da empresa.

Seja um VENDEDOR!