sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como surgem os paradigmas...

“Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

Sempre acontece de depararmos com situações na qual não sabemos a causa, mas nos encontramos dentro da conseqüência. Muitas vezes não nos questionamos os inúmeros “por quês” que sempre nos rodeiam. Varias são as ocasiões em que o que mais ouvimos é: “Sou pago para fazer só isso!”, “O meu trabalho acaba aqui”, “Isso não é de minha responsabilidade”, “Meu horário é as 18...” Essas afirmações são exemplos banais de pequenos paradigmas com que todos nós convivemos.

Reflitamos então: se continuarmos pensando dessa forma, onde chegaremos???? Esquecemos que fazemos parte de todo um contexto da empresa, que não somos apenas coadjuvantes e sim peças fundamentais no crescimento da mesma. É de nossas mãos que saem os maiores resultados. E, consequentemente, se a empresa crescer, cresceremos juntos com ela.

Muitas vezes a audácia de questionarmos e procurarmos as razões pelas quais tudo acontece pode ser um grande diferencial e até mesmo um passo essencial para o sucesso. Quando almejamos algo e temos um objetivo, em qualquer área de nossa vida, o que primeiramente temos que fazer é quebrar os paradigmas e mudar para que as coisas não continuem sempre da mesma forma, porém temos que mudar para que sejam melhores, todos os dias, em cada novo questionamento e em cada paradigma quebrado. Não é fácil mudar rotinas, alterar hábitos, rever conceitos e deletar preconceitos. Mas tudo acontece a partir do momento que tomamos a decisão de começar a fazer aquilo que queremos e gostamos.

"É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Albert Einstein

Até a próxima semana. Estejam com Deus !

Nenhum comentário: