Não existe uma palavra tão importante em nossa vida como planejamento. Para atingirmos nossos objetivos, temos que planejar. Saber onde queremos chegar e o que faremos para conseguir, é de fundamental importância para a nossa vida.
Devemos planejar desde a forma com que vamos gastar o nosso dinheiro como também as formas que vamos ganhá-lo. O principal planejamento que devemos fazer é o do nosso tempo. Podemos recuperar o nosso grande amor, dinheiro, carro, casa, viagem, enfim, quase tudo, menos tempo.
Sabemos que se ficarmos ao léu, e não arquitetarmos bem a nossa estratégia, tudo vai para por água abaixo. Temos que ter um plano, mas devemos ser flexíveis com ele. Temos que, no decorrer, reavaliar e se for preciso, adaptar ou até mesmo fazer algumas pequenas alterações.
Vamos aprender com quem em pouco mais de cinqüenta anos, construiu um país destruído pela guerra e o transformou em uma mega potência mundial. Para os japoneses, planejamento é essencial. Eles gastam 80% do tempo planejando e 20% executando. Obtendo assim uma maior margem de acerto, pois ao planejarem, conseguem prever tudo o que pode ocasionalmente dar errado.
E nós, brasileiros? Pelo que presencio, a grande maioria faz o contrário, planejam 20% e ficam 80% “batendo a cabeça” para ver se conseguem fazer o que tem que ser feito da forma certa. Formulam a teoria na experiência e erros da prática.
Podemos ilustrar nosso planejamento na construção de uma casa. Ela tem que ter suas etapas, tem que ter inicio, meio e fim. Primeiro fazemos a planta, de que forma ela vai ser. Qual é o custo previsto para a execução da obra. Quanto tempo gastaremos para concluí-la.
Na construção, dependendo do tamanho da casa, temos que fazer uma base, uma fundação que suporte e agüente toda a estrutura que virá por cima. As paredes têm que ser construídas tijolo a tijolo, não podemos nos descuidar sob risco de fazermos uma parede torta. Como em cada etapa da construção, a vida que queremos ter tem que ser igual. Não podemos começar uma casa comprando primeiro as telhas.
Profissionalmente não é diferente. Cada desafio, cada empreendimento tem que ser minuciosamente planejado para não cometermos erros. As maiores empresas são as mais rápidas e as que melhor planejam. Desde uma campanha de marketing até a estratégia de venda tem que passar por uma organização de passos, para que nenhum seja dado em falso.
Nossa carreira profissional está ligada ao nosso objetivo e esse só pode ser alcançado se traçá-lo correta e detalhadamente. Temos que saber onde queremos chegar e do que estaremos dispostos a abrir mão para tê-lo. Ás vezes, decisões para nossas metas fazem com que sejamos instigados a deixar pequenas coisas em prol de maiores.
Não posso falar em planejamento, sem mencionar a importância da preparação. Abraham Lincoln, dizia que “se tivesse seis horas para cortar uma árvore, ficaria quatro horas amolando o machado”. O preparo, estar pronto para executar o trabalho, é tão ou mais necessário que a tarefa propriamente dita.
Devemos, enfim, planejar e não esquecermos de nos prepararmos para o nosso plano. Sabemos que fatos inesperados podem fazer com que mudemos, ou melhor dizendo, adequemos o rumo. Existe um limite, e quando chegamos nesse limite, tenho certeza que podemos ir um pouco mais. E assim sucessivamente.
O sucesso está para os preparados. Organizar a caminhada, traçar o percurso é a melhor forma de preparação. Acredito que todos nós somos pessoas de sucesso, basta querermos.
“Quero melhorar em tudo. Sempre”. Ayrton Senna
Para Deus . não existe impossível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário