“Dois mil e Onze”
Certa vez, perguntaram a Confúcio: "O que mais o surpreende na humanidade?" Ele respondeu:"Os homens. Perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente de tal forma que acabam por não viver no presente nem no futuro....." - "Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido."
Mais uma vez cantamos felizes (possivelmente mais “simpático” que o normal) aquele música de final de ano: “Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize, no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender...”
Um hino que está impregnado em nossas mente, mas, acredito, nunca refletimos acerca de nossos pedidos. Duas coisas básicas, “dinheiro no bolso” e “saúde pra dar e vender”. E totalmente opostas, segundo Confúcio.
Vamos por partes: saúde – o que mantêm a nossa máquina, nosso corpo, em um ótimo estado de conservação. É muito difícil termos esta saúde, a que se refere nosso hino, vivendo muitas vezes estresse, correria de trabalho, má alimentação, sedentarismo e outros inúmeros males que no decorrer do ano nem nos lembramos deles.
Dinheiro – nosso querido “din-din” – continuam fazendo a mesma coisa, e querem resultados diferentes. Não mudam e querem que apareça mudança em sua vida. 2011 será igual a 2010, se tivermos a mesma postura e mesma conduta.
Acredito muito no ano de 2011 como o ano da virada. No quais muitas surpresas “agradáveis” acontecerão. Porém, essas surpresas estão em nossas mãos. Aliás, se todos buscarmos fazer o bem, ajudando o maior número de pessoas a realizarem seus sonhos, certamente teremos um Brasil melhor, dos nossos sonhos.
Cultivemos o espírito fraternal, para que assim criemos uma perspectiva de melhora. Sabemos que está em nossas mãos a mudança para melhorar esse país, nosso Estado e nossa cidade. Temos que fazer a nossa parte. Salvar a nossa estrela do mar.
A grande maioria não acredita que possamos obter o tão sonhado sucesso e suas realizações. Crêem que tudo é impossível. Albert Einstein já dizia que: “Uma coisa só é impossível, até que alguém duvide e acabe provando o contrário”.
Primeiramente teremos que nos tratar com mais amor. Semear mais esse sentimento tão escasso no mercado, nas pessoas e nos lugares. Tudo pode estar difícil, como muitos afirmam, mesmo que esteja se tiver amor, pelo menos fica mais gostoso viver.
Vamos colocar mais coração, mais vontade, mais garra, mais determinação, mais desejo, resumindo, mais prazer em tudo que fazermos. Podemos (e devemos!) mudar o rumo e a direção que esse Brasil caminha. Sabemos que não podemos esperar de nossos governantes. Devemos fazer uma revolução “bidê”, na qual virá de baixo para cima.
Temos esse poder, essa força. Só que, por enquanto, poucos usam, ou acreditam que as tenham. Creio ser por falta de fé, no poder que está em nossas (suas!) mãos. Mas devemos e temos que mudar isso. Crendo que somos capazes. A Bíblia que “Deus não escolhe os capacitados e sim capacita os escolhidos...” e todos nós somos escolhidos. Mas temos que fazer a nossa parte.
Então!?!? Vamos arregaçar nossas mangas e começar diferente esse ano novo? Ou Apenas lembrar que na virada cantamos, fizemos planos, nos iludimos e começarmos na mesmice?
Do nosso futuro, quem dá conta somos nós. Mais ninguém. Podemos correr e “avançar no mundo”, ou, podemos, continuar na mesma vidinha de 2010, 2009, 2008... Vamos fazer com que 2011 e todos os anos subseqüentes sejam repletos de alegrias, felicidades, realizações, prazeres, sucesso, desejos, conquistas, vitórias, triunfos e não só de “dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender...”
“Toda a ciência do mundo não pode produzir um único gesto de amor”. Metz
Acreditem que com Deus conseguiremos.